Presidência da República no Twitter?

O perfil foi criado há menos de 24 hs. http://twitter.com/presidenciaBR
Fui adicionada hj de manhã. Fui ver o perfil e fiquei acompanhando o número de seguidores aumentando e fiquei de olho nos updates.

O Instituto Millenium – http://www.imil.org.br/ – entrou em contato com a SECOM (Secretária de Comunicação) por telefone e depois por e-mail e recebeu a seguinte resposta:

“Pelo que pudemos apurar, trata-se de página falsa e a Presidencia da República já está tomando as providencias cabíveis para tirar do ar”

O Baguete publicou uma notícia:

“Foi inaugurado nesta sexta-feira, 13, um perfil que afirma ser o veículo oficial da Presidência do Brasil no Twitter.

Por que escolhemos o Twitter? Porque é uma excelente forma de se aproximar de jovens influentes do Brasil”, anuncia o primeiro post.O usuário do Twitter (@presidenciaBR) afirma que o perfil é mantido pela Secretária da Comunicação (SECOM), no entanto não há indicativo de uso do Twitter na página oficial do governo.
Fakes
No domingo, 01, a governadora do estado, Yeda Crusius (@yedacrusius), ganhou um perfil no site de microblog. A conta, no entanto, é falsa.
Através dos comentários do Baguete, Anita Lucchesi, do Instituto Millenium, afirma que o perfil é falso. “Quem informa é a SECOM “Pelo que pudemos apurar, trata-se de página falsa e a Presidencia da República já está tomando as providencias cabíveis para tirar do ar”, declara.
Resposta Oficial
Contatada pelo Baguete, a assessoria de imprensa da Presidência da República afirmou que a veracidade da conta está sendo averiguada.”

Depois que tuitamos que era falso, os updates pararam. Mas o numero de followings e followers continuou crescendo. Os updates eram 14 no total, até então. Mas há 19 minutos atrás um novo tweet foi escrito:

presidenciaBRO diálogo via Internet é uma realidade para os jovens brasileiros, que deve ser levado a sério e trabalhado. http://migre.me/8pl

Eu no Twitter: http://twitter.com/alucchesi

Só nos resta saber se a SECOM estava bem informada. ¬¬

Os dois primeiros tweets do nosso suposto Lula foram bem sugestivos e demonstram que no Brasil essa coisa de Web 2.0 está deixando de ser brincadeira…

“Bem vindos, então, ao novo canal de comunicação entre a presidência e os jovens.

“Por que escolhemos o Twitter? Porque é uma excelente forma de se aproximar de jovens influentes do Brasil.

3 comments

  1. totalmente offtopic, mas esse ano entraram 3 historiadores no mestrado em comunicação, sendo q 2 irão pra linha de cibercultura e 1 é meu orientando. achei legal te contar isso pra ver que ta havendo um intercâmbio hehehe
    bjos

  2. A inciativa foi interessante e, mesmo que já tenha admitido ser fake, mostrou o quão atrasada está a Comunicação no Brasil, principalmente no quesito internet. Interessante também foi perceber que a própria Secom não sabia dizer se era verídico ou não!

    Enfim, teve bom. Continuo a segui-lo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s