Chamada – Dossiê “Ensino de História: diferentes enfoques e perspectivas”

img-20170201-wa0012

A EBR – Educação Básica Revista convida para submissão de textos para o próximo número, que contará com o Dossiê – Ensino de História: diferentes enfoques e perspectivas. 

Pensando o Ensino de História não apenas enquanto objeto, mas também enquanto campo de pesquisa que articula conhecimentos da Teoria da História e da Educação, e que tem crescido muito nos últimos anos, nosso objetivo neste dossiê é abarcar trabalhos que pensem os processos de didatização da História, seja na esfera escolar, seja no âmbito acadêmico ou em outros espaços de circulação do conhecimento histórico (museus, web, etc.). Acreditamos que discutir a dimensão “ensinável” deste conhecimento e seus aspectos políticos e axiológicos, de maneira crítica e problematizadora, é extremamente relevante em tempos nos quais se debate nacionalmente o que é considerado válido a ser trabalhado na educação básica e superior. Assim, chamamos para o debate pesquisadores e/ou professores da educação básica para trazer relatos de suas práticas, análises que advenham de seus ofícios cotidianos, dialogando suas experiências com leituras e reflexões teóricas do campo, entendendo a sala de aula como um espaço de pesquisa. Portanto, por meio deste Dossiê chamaremos esses profissionais (que tanto têm a dizer) para uma conversa não hierarquizada, ou seja, para um diálogo efetivo que valorize e compartilhe os saberes próprio de quem ensina e de quem pesquisa.

PRAZO PARA SUBMISSÃO: 02/04/2007

Além dos textos para o Dossíê, continuamos a receber textos em fluxo contínuo para as demais sessões.

Organizadores do Dossiê:

Organizadores:

Marcella Albaine Farias da Costa – Doutoranda em História pela UNIRIO, mestra em Educação, especialista em Tecnologias da Informação aplicadas à Educação e graduada em História pela UFRJ. Foi professora substituta de Didática Especial de História e Prática de Ensino de História da UFRJ e atualmente é professora da educação básica.

Marcus Leonardo Bomfim Martins – Doutorando em Educação, mestre em Educação, especialista em Ensino de História e graduado em História pela UFRJ. Professor de História na rede estadual do Rio de Janeiro.

Thiago Nunes Soares – Doutorando em História pela UNIRIO, mestre em História pela UFPE e licenciado em História pela UFRPE. Atualmente é professor substituto do Centro de Educação da UFPE, professor de Ensino de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú, núcleo de Pernambuco e docente do curso de História EAD da UFRPE.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s